Troféu Santa Clara elege os piores da televisão

 

Na semana do dia de Santa Clara de Assis (11 de agosto), padroeira da TV, o blog TELE-VISÃO retoma uma velha tradição da Folha de S. Paulo e recria o Troféu Santa Clara, uma crítica bem humorada às atrações de gosto duvidoso da televisão brasileira. São 11 jurados, que votaram livremente em 14 categorias, todos blogueiros de televisão convidados por este blog: Daniel Lemos (Curyoso), Lucas Andrade (Cascudeando), Esdras Lophes (Antena TV), Fabio Brito (Fabio TV), Alan Prodelik (Opinando), Kleber Nunes (Blog de Knunes), Raphael (Todo Canal), Britto (Opinião e Opção), Jean Marcos (Blog de Novelas), Toth (Desconfigura) e André San (sim, eu mesmo!).

 

Os grandes campeões desta versão do Troféu Santa Clara foram Os Mutantes – Caminhos do Coração e A Tarde É Sua. A rocambolesca trama da Record foi a campeã na categoria “pior novela”, recebendo oito votos. “Novela fraca, com heróis incorruptíveis e personagens que desaparecem do nada, além do didatismo desnecessário”, diz Raphael. Já a atração de Sonia Abrão na RedeTV foi a grande campeã na categoria “pior programa de variedades e/ou fofoca”. O Velório É Seu, ops, A Tarde É Sua, também levou oito votos. “O programa deixou de lado o BBB8, mas explorou, em todos os ângulos, o caso Isabella. Eram horas e horas em um debate sobre o mesmo assunto. Pautas sobre violência também estão por lá. A Tarde É Sua mostra a atual situação da programação vespertina. É melhor desligar a TV”, analisa Fabio.

 

Outros que apareceram bem votados foram Dado Dolabella e Caco Rodrigues. O ator foi agraciado com o prêmio de “pior ator” pela sua performance como o bad boy Antonio, de Chamas da Vida. Recebeu seis votos. “Não preciso nem comentar...”, disse Esdras. “Ainda bem que a Record não quis arriscar contratando ele por mais de seis meses”, comemora Lucas. Já Caco Rodrigues ficou com a estatueta de “pior apresentador” pelo conjunto da obra: Fantasia, Quem Não Viu Vai Ver e Ataque de Risos. Seis votos. Mas tudo bem! Ele é nosso fã! “Caco Rodrigues é péssimo apresentador. Carisma baixo para apresentar os programas do SBT”, diz Jean Marcos.

 

Galvão Bueno, que sempre foi o campeão no Troféu da Folha, repetiu a “preferência” entre nossos jurados. Foi eleito o “pior locutor esportivo” com cinco votos. “Não suporto a voz dele!”, comentou Lucas. A nova atração de Daniella Cicarelli, Quem Pode Mais?, foi eleita o “pior programa dominical” com cinco votos. “Me decepcionei com a Cicarelli na Bandeirantes, pois esperava muito do programa dela no domingo”, disse Kleber. A versão-relâmpago do Aqui Agora, do SBT, é o famoso “muito barulho por nada”. Por isso, foi eleito o “fiasco do ano” com cinco votos. “Uma das maiores idiotices que fizeram, tiraram do baú um programa horrível, em busca de audiência que não veio”, resumiu Toth. E o Superpop, de Luciana Gimenez (sempre ele!), é o “pior programa da televisão brasileira”. Cinco jurados lembraram a atração da primeira-dama da RedeTV, que também leva o troféu de “pior apresentadora”, com três votos. “Ela faz algumas vezes perguntas bestas, daí fica esquisito o programa”, diz Alan.

 

Já o prêmio de “pior série” vai para Dicas de um Sedutor, com quatro votos. “O ator Luiz Fernando Guimarães passou a imagem de sempre. O consultor Santiago remeteu lembranças de outros personagens que o próprio ator já interpretou na faixa das 23 horas, às sextas-feiras, na TV Globo”, explicou Fabio. Zorra Total e Casseta e Planeta empataram com quatro votos e levam o troféu de “pior humorístico”. E a “overdose” de Pica-Pau na Record, na falta de produções de programas infantis, foi eleita o “pior infantil” com quatro votos. “Overdose” também é a palavra que define o “pior jornalístico”: SBT Repórter. “Votei no SBT Repórter pelo mesmo motivo que Record Kids e Programa da Tarde – vivem de reprises!”, explicou Britto. Quatro votos.

 

Já para “pior atriz”, uma surpresa! Empate! Não houve um só nome repetido na votação! Vão dividir o prêmio: Marília Gabriela, a Guigui de Duas Caras; Bianca Castanho, a Antonia de Amor e Intrigas; Gorete Milagres, a Jacira de Amor e Intrigas; Natália Guimarães, a Ariadne de Os Mutantes; Tammy di Calafiori, a Virgínia de Ciranda de Pedra; Marjorie Estiano, a Maria Paula de Duas Caras; Juliane Trevisol, a Gór de Os Mutantes; Babi Xavier, a Juli de Os Mutantes; Danielle Winits, a Bárbara de Guerra e Paz; e Suzana Alves, a Alessandra de Amigas e Rivais. Um voto pra cada uma!

 



Escrito por André San às 11h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Troféu Santa Clara: menções honrosas

 

Os Mutantes foi eleita a pior novela com o maior número de votos: oito! Mas Água na Boca, da Band, veio logo atrás, com os três restantes. “Sinopse chata, texto fraco e divulgação vergonhosa. A Band não poderia ter escolhido pior!”, disse Esdras. Outro campeão de votos, A Tarde É Sua disputou o prêmio de pior programa de variedades com o Zapping, da Record News, o Atualíssima, da Band e o TV Fama, da RedeTV.

 

Entre os apresentadores, foram lembrados Faustão, Luiz Bacci e Geraldo Luís. Geraldo, aliás, também escapou por pouco de levar o troféu de pior jornalístico pelo Balanço Geral – SP: foram três votos (meu, inclusive)!

 

Em fiasco do ano, outros fortes concorrentes disputaram o troféu, que foi para o Aqui Agora. Lalola e Quem Pode Mais? foram citados. Mas foram lembrados outros concorrentes curiosos: Lucas lembrou do caso Ronaldo e travestis! Já Esdras votou na apresentação da cobertura do Festival de Parintins de Patrícia Maldonado e José Luiz Datena, na Band. Alan citou a exibição de Heroes na TV aberta.

 

Entre os atores, foram lembrados Carmo Dalla Vecchia, Luciano Szafir, Théo Becker, Tiago Gagliasso e até Caco Ciocler! A disputa de pior apresentadora foi pau a pau: Márcia Goldschimidt, Daniella Cicarelli, Íris Stefanelli, Ione Borges, Sonia Abrão e Daniela Albuquerque foram lembradas. Séries internacionais foram lembradas na votação de pior série e Dicas de um Sedutor quase perdeu o prêmio para Mulher Biônica!

 

A categoria de pior programa da TV brasileira também teve fortes concorrentes: Quem Não Viu Vai Ver, Ataque de Risos, Show da Fé, Programa da Tarde e Balanço Geral – SP foram citados. Mas o mais interessante foi o voto de Fabio: 1001 Noites, da CNT. Vai uma joiazinha aí? “Pra que existe a CNT?”, pergunta ele.

 

O jurado Britto não votou na categoria pior atriz e pior locutor esportivo. Já Daniel Lemos resumiu seus votos numa única frase: “Claro que é muito difícil definir o que foi realmente pior na TV, mas acho que consegui dar meu voto aos piores entre as emissoras mais vistas na TV”.



Escrito por André San às 11h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Ídolos" estréia na Record

 

O reality show Ídolos finalmente estréia sua terceira edição no Brasil. Desta vez, como se sabe, a versão nacional de American Idol vem sendo produzida pela Record, e não mais pelo SBT. Será exibido todas as terças e quartas-feiras, depois de Chamas da Vida.

 

De casa nova, o programa vai ganhar uma estrutura similar ao programa dos EUA. Terá apenas um apresentador – Rodrigo Faro, que acumula a função com a de comandante de O Melhor do Brasil – e uma bancada composta por três jurados: a cantora Paula Lima, o empresário Luiz Calainho e o compositor e produtor musical Marco Camargo.

 

As fases eliminatórias não diferem das que o SBT apresentou em 2006 e 2007, divididas em seleção, teatro, classificação, semifinais e a grande final. A seleção deve continuar sendo o carro-chefe da atração, com a apresentação de candidatos bizarros e os esculachos dos jurados.

 

A Record optou por alterar o seu dia tradicional de exibição de realities, ou seja, terças e quintas. Ídolos irá ao ar às quartas para tentar atrair o público que foge do futebol. Com a mudança, a série Dr. House passará para às quartas-feiras, depois de Ídolos, e a Super Tela passará para às quintas-feiras.



Escrito por André San às 11h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Novos projetos podem ser extintos

 

Novas atrações prometidas pelas emissoras para o segundo semestre podem não vingar. Na verdade, duas delas: as reprises de novelas da Record e o novo programa de Ratinho das tardes de sábado no SBT.

 

A Record pode desistir de reprisas suas novelas no final da tarde porque esperava mais da reprise de Prova de Amor, no ar há duas semanas. A trama de 2005 não conseguiu repetir parte do sucesso que alcançou em sua primeira exibição e chega a deixar a Record em quarto lugar na audiência, atrás de Globo, Band e SBT. Até mesmo Pokémon, da RedeTV, chega a encostar na trama. Segundo José Armando Vannucci, a novela pode seguir os passos de Essas Mulheres e sair do ar antes do previsto. Ou seja, mais uma idéia imediatista que pode resultar em falta de respeito aos espectadores. E o barulho que fizeram com a reprise? As entrevistas com Lavínia Vlasak e Tiago Santiago nos telejornais da emissora?

 

Já no SBT, é a já amplamente anunciada volta de Ratinho ao ar é que pode não acontecer mais. Segundo Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a tal atração de variedades que ocuparia as tardes de sábado da emissora foi cancelada. Pelo jeito, o Ataque de Risos terá vida longa. Benzadeus!

 

Falando em SBT, o novo programa da tarde, com Claudete Troiano mais dois, deve ir ao ar entre 17 e 18 horas, faixa hoje ocupada por Chaves. Assim, Cinema em Casa e Casos de Família estão, por enquanto, fora da linha de tiro de Silvio Santos. Deve estrear em primeiro de setembro.



Escrito por André San às 11h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Globo terá game show matinal

 

A Globo conseguiu recuperar parte da audiência perdida nas manhãs com as mudanças promovidas no Mais Você. De olho no público jovem, o diretor Boninho apostou em games, principalmente o Agora Vai, de namoros. Pelo visto, o bom resultado empolgou a emissora.

 

Segundo Daniel Castro, da Folha de S. Paulo, a emissora negocia com a Freemantle Media (dona de Ídolos) novos formatos de games. Um deles deve ocupar parte da programação infantil. Será diário e disputado por anônimos, adaptado e implantado por Boninho. É voltado para toda a família, mas a Globo espera atrair mais adolescentes para suas manhãs. A idéia é aproveitar apenas os brinquedos do game, e não todo o formato.

 

Outro game negociado pela Globo é Hole in the Wall. A atração consiste em um muro com diferentes buracos que se aproxima do participante, enquanto o mesmo precisa se contorcer para passar por ele. Se não conseguir, cai numa piscina. O game inspirou uma recente propaganda da goma de marcar Trident e também algumas ações publicitárias da sandália Ipanema dentro do Pânico na TV. Hole in the Wall deve virar um quadro do Domingão do Faustão.



Escrito por André San às 11h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Rodapé: Mais sobre o Troféu Santa Clara

O Troféu Santa Clara é um prêmio fictício criado pelo jornal Folha de S. Paulo no ano de 1997. Na ocasião, o jornal reunia seus jornalistas especializados em TV num júri, que votava nos piores daquele ano na TV. Os vencedores eram revelados no extinto caderno TV Folha, aos domingos, sempre na semana do dia de Santa Clara, padroeira da TV. Em 2001, o caderno passou também a publicar o resultado da votação entre os leitores.

 

Em 2003, com o fim do TV Folha, o prêmio passou a ser realizado pela Folha Online. A última edição do Troféu Santa Clara foi realizada em 2004. O TELE-VISÃO resolveu resgatar a idéia, montando um júri de blogueiros especializados em TV, para dar continuidade a essa maneira divertida de se apontar as falhas da nossa TV.

 

O prêmio leva o nome de Santa Clara porque a santa é considerada a “padroeira da TV”. Clara Favarone foi uma religiosa que nasceu em Assis, na Itália, no ano de 1193. Canonizada em 1255, em 1958 ela foi declarada “celeste padroeira da TV” pelo papa Pio 12.

 

Contato: andre-san@bol.com.br .

 

Dê sua opinião também nos piores do ano! O Troféu volta no ano que vem. E eu, no próximo sábado! Um abraço!



Escrito por André San às 11h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Homem, de 20 a 25 anos, andre-san@bol.com.br
Histórico
Outros sites
  Arquivo TELE-VISÃO
  UOL Televisão
  Café Expresso
  Séries em Série
  Revista Paradoxo
  Tele História
  Estórias Medíocres
  FabioTV
  Outras Estórias
  Olho na TV
  Blog de Novelas
  Cascudeando
  Ninguém Merece
  Antena OnLine
  Poltrona
  Blog de Knunes
  Opinando
  Rede Brasileira de Comunicação
  Lost e Marvel
  Jornal TV
  SBT News
  Séries no PC
  Séries|Música|Filmes|Etc.
  Opinião & Opção
  Todatela
  Curyoso
  Magazine da TV
  Blog de luana.atitude
  BR Televisão
  Panorama TV
  Giovana Manzoli
  To Ligado
  Máquina Quadrada
  Informe Regional
  Anexo Secreto
  Tele Notícias
  Infinitamente Atual
  Televisão: A Caixa de Pandora?
  Ideias e Ideais
  A Tia já Vai!
  E Televisão